segunda-feira, 28 de maio de 2012

Acadêmicos da UEPA visitam a Escola.

Acadêmicos da UEPA com a  Direção Escolar. 
Os acadêmicos da Universidade do Estado do Pará - UEPA,  visitaram a Escola Ecila Nobre dos Santos com o Projeto " Ação, educação e saúde nas Escolas". Com uma tarde cheia de informação e muita diversão os acadêmicos do curso de "Enfermagem 2011 B" proporcionaram aos alunos uma tarde lúdica com temas voltados para a saúde e meio Ambiente. Distribuídos em equipes os acadêmicos não mediram esforços para chamar a atenção dos alunos, com teatros de fantoches, brindes, kit de higiene pessoal, gincanas e outras brincadeiras eles falaram sobre assuntos como higiene pessoal, higiene bucal, alimentação saudavel e a coleta seletiva do lixo.  Em depoimento a Aluna Damiana Silva Costa , à academica Cassiane Oliveirra disse que gostou muito da nossa Escola, que os professores exercem  suas funções de educadores e que os alunos foram muitos receptivos durante as palestras. A Direção da Escola  e os alunos agradecem a visita. E deste já  esperam anciosos a proxíma.



quinta-feira, 24 de maio de 2012

Origem do nome de Santarém


Conta uma antiga lenda que havia na Lusitânia uma cidade chamada Nabância, onde viviam dois nobres godos, Ermígio e Eugênia, que tinham uma formosa filha chamada IRENE ou IRIA. Irene, desde criança, fora destinada à vida religiosa, sendo educada em um convento próximo à sua residência, por duas tias freiras.
Certo dia, um fidalgo de nome Teobaldo viu-a no cláustro e ficou perdidamente apaixonado por ela. Pediu-a em casamento, não sendo porém atendido, pois Irene pretendia tornar-se freira. Enfurecido, Teobaldo decidiu raptá-la, o que conseguiu, após narcotizá-la, auxiliado por serviçais.
Passado o efeito do narcótico, o fidalgo foi novamente repelido por Irene, pelo que Teobaldo degolou-a e lançou seu corpo ao rio Tejo, indo dar à praia em frente à cidade de Escalabis. Ali, anjos recolheram o corpo de Irene e lhe construíram magnífico túmulo de mármore alvinitente.
A notícia espalhou-se por toda a Lusitânia e de toda parte acorria gente para venerar o túmulo da virgem mártir. Mais tarde, a cidade de Escalabis teve seu nome mudado para Santa Irene, que os portugueses pronunciavam Sant"Irene, daí corrompendo-se facilmente para Santarém.
Ainda hoje esta cidade portuguesa chama-se Santarém, e foi daí que Mendonça Furtado tirou o nome para a nossa Santarém, como uma homenagem dos portugueses que fundaram a vila à cidade lusitana do mesmo nome. Nome este, dado à aldeia dos Tapajós quando esta foi elevada à categoria de vila em 14 de março de 1758.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Homenagem as Mães.

 

No último dia 11 de maio a Escola Profª. Ecila Nobre realizou a homenagem ao dia das Mães. Que contou com a participação dos alunos e claro, com as homenageadas, as Mães. A Programação ocorreu no turno vespertino, o que não impediu a participação dos alunos do turno da manhã, que compareceram para realizar a justa homenagem. A tarde foi de emoção e alegria, onde as mães e avós além de receber o carinho de seus filhos e netos, receberam brindes sorteados pela Direção da Escola, sem contar com um lanche especial.

A Programação terminou a noitinha, mas valeu a pena. Sabemos que nossa homenagem foi pequena, mas, foi feita com muito carinho e amor.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Lançamento do Programa Aprendendo com VC




Hoje foi ao ar, ou melhor à rede, o primeiro programa elaborado colaborativamente pelos alunos do 3°, 4° e 5° ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Ecila Nobre dos Santos, após participarem de oficinas de Cultura Digital ministradas pela professora Pablícia Souza e pelo professor Jader Gama.

Vários temas foram discutidos, mas as crianças optaram por falar do tema transversal ÁGUA, os debates que se seguiram foram muito interessantes, temas como aquífero Alter do Chão, falta de água no bairro da Conquista, estados físicos da água, além de poluição dos rios e lagos vieram à tona.

Outro ponto interessante foi a escolha das músicas e do fundo musical do programa, foram utilizadas músicas do grupo Nossas Lembranças, Chico Malta (gravados no Estúdio Livre Puraqué) e também algumas músicas produzidas pelo músico Fábio Cavalcante.



Foram três dias de atividades pela parte da manhã, a gravação foi muito divertida, e os objetivos da atividade foram atingidos, sendo eles:
  • Articular os conteúdos dos temas transversais com as atividades de Cultura Digital.
  • Vivenciar a produção de um programa de rádio
  • Elaborar uma pauta da programação de rádio
  • Produzir textos para o programa de rádio
  • Selecionar informações relevantes
  • Editar informações
  • Selecionar músicas e efeitos sonoros
  • Explorar as ferramentas tecnológicas para a produção de programas de rádio
  • Trabalhar a habilidade de comunicação oral e escrita
  • Trabalhar em equipe


Para você escutar basta clicar no endereço abaixo, que é o canal de áudio da Escola Professora Ecila Nobre dos Santos no SoundCloud. Escute também os erros de gravação, ficou bem engraçado.


Gostou??? Comente!!!