quinta-feira, 16 de junho de 2016

PALESTRA: SOBRE O AGRICULTOR

O Projeto de Grão em Grão da Cargil com agricultores orgânicos, desenvolve um importante papel de orientar o cultivo e uso de vegetais e verduras para o consumo de qualidade de vida da comunidade em geral.

Essas orientações ocorrem desde o ano 2015  quando firmaram parceria com a Escola Ecila Nobre no sentido de promover qualidade de vida com proteção ao meio ambiente. Neste ano de 2016 é visível a aprendizagem das crianças, no que se refere a produção orgânica vegetal e animal, onde sua principal característica é não utilizar agrotóxicos, adubos químicos ou substâncias sintéticas que agridam o meio ambiente. Para ser considerado orgânico, o processo produtivo contempla o uso responsável do solo, da água, do ar e dos demais recursos naturais, respeitando as relações sociais e culturais.
As palestras desenvolvidas no decorrer de 2015 contemplou todos os alunos da escola com o tema "alimentação saudável", no ano 2016 os visitantes estão trabalhando diretamente com alunos do 5º ano com o tema "Agricultura", essas temáticas são de extra relevância na sociedade, principalmente as crianças de hoje que serão o futuro do amanhã, e a cada visita se percebe o avanço que os discente possuem na interação com os palestrantes. 
 O Brasil já ocupa posição de destaque na produção mundial de orgânicos, então se quer que Santarém também se destaque nessa produção, isso poderá ser possível trabalhando, orientando os alunos como cidadãos consciente da realidade em que vive.