terça-feira, 27 de março de 2012

Dia "D" em combate a dengue é realizado pelos alunos

Nos dias 19 a 23 de março, foi realizada a 1ª Ação do Projeto de Educação Ambiental deste ano "Dia D" Escola Ecila Nobre Contra a Dengue". Durante toda a semana os alunos  do Pré ao 5º ano realizaram atividades todas abortando o tema. E no sábado dia (24), foi o momento de socialização com todos.  Tivemos música, poesia, teatro de fantoche e o próprio mosquito da dengue em pessoa veio nos fazer um alerta. Além das apresentações dos alunos tivemos as Palestras do Sr. Otávio Aires Bastos e Sr. José Alves Santos. (Coordenadores do Programa de Combate a Dengue no Estado - SESPA), Que mas uma vez alertaram os alunos da importância de não jogarem lixo nas ruas ou terrenos baldios, pois basta uma tampinha de refrigerante com água para que o mosquito se prolifere. 
 Após estas palestra foi a vez dos acadêmicos do curso de Enfermagem da Faculdades Integradas do Tapajós (FIT), ministrarem a Palestra de "Saúde Corporal" no segundo momento os   alunos  do 4º e 5º ano sairam pelas ruas do bairro da Conquista, onde está localiza a escola,  com o objetivo de sensibilizar os moradores  sobre este grave problema,o foco principal dos alunos que participaram da campanha, foram coletar objetos que possivelmente serviriam de viveiros do mosquito transmissor da doença.
Além das orientações feitas pelos alunos, foram distribuidos panfletos de como se previnir da doença, cartazes e sacos de lixo.
Se você quer ver mais fotos clikAQUI.


Dia “D” de Combate a Dengue



Neste dia 24 o que você vai fazê?
Venha para a Escola Ecila Nobre participar do dia “D”.

Não é pra pula corda,
nem pra dançar merengue.
Dia “D” é coisa seria.
Dia de combater o mosquito da dengue.

Esse bicho que perturba.
Faz um barulhinho tremendo.
Quando estamos com a dengue,
tudo doi, ficamos gemendo.

Doi aqui , doi acolá,
Vamos nessa minha gente.
Combater logo o mosquito pra ninguém ficar doente.

Todos nós vamos juntar sacola,
copo, tampinha “pet”.
Os óvulos dele, destruir
pra acabar com essa peste.

Digo adeus pra ti mosquito,
não volte mais aqui, não esnobe.
Se não eu convoco de novo.
Os aluno da Escola Ecila nobre.
  
Dia “D” de Combate a Dengue e
Cuidado com o Meio Ambiente.
Nossa Escola tá em festa;
Uma ação vamos fazer.
Sair as ruas do bairro;
O mosquito da dengue combater.

É o dia “D” da Campanha;
E do Meio Ambiente também.
Que nós vamos realizar;
Em um bairro de Santarém.

Cuidar do Meio Ambiente ;
É cuidar de todos nós.
Vamos Cuidar amiguinhos;
Da Pérola do Tapajós.

Cada um faz sua parte;
É na salsa ou no merengue.
Todos juntos combatendo;
O maldito mosquito da dengue.

Colaborem sociedade; com a
saúde e educação.
Isto tudo é importante ;
Para o bem da população.


Poesias apresentadas pelo alunos do 3º ano
Turmas: 301 e 302.
Autor Profº.:  José Solano Frazão.




*TIPOS DA DOENÇA E ALGUNS SINTOMAS
A doença pode se manifestar de duas formas: a dengue clássica e a dengue hemorrágica.
 
Dengue Clássica: os sintomas são mais brandos. A pessoa doente tem febre alta, dores de cabeça, nas costas e na região atrás dos olhos. A febre começa a ceder a partir do quinto dia e os sintomas, a partir do décimo dia. Neste caso, dificilmente acontecem complicações, porém alguns doentes podem apresentar hemorragias leves na boca e nariz.
 
Dengue hemorrágica (ocorre quando a pessoa pega a doença por uma segunda vez): neste caso a doença manifesta-se de forma mais grave. Nos primeiros cinco dias os sintomas são semelhantes ao do tipo clássico. Porém, a partir do quinto dia, alguns doentes podem apresentar hemorragias em vários órgãos e choque circulatório. Pode ocorrer também vômitos, tontura, dificuldades de respiração, dores abdominais intensas e contínuas e presença de sangue nas fezes. Não ocorrendo acompanhamento médico e tratamento adequado, o paciente pode falecer.  
No verão essa doença faz uma quantidade maior de vítimas, pois o mosquito transmissor encontra ótimas condições de reprodução. Nesta estação do ano, as altas temperaturas e a grande quantidade de chuvas, aumenta e melhora o habitat ideal para a reprodução do Aedes Aegypti: a água parada. Lata, pneus, vasos de plantas, caixas d’água e outros locais deste tipo são usados para fêmea do inseto depositar seus ovos. Outro fator que faz das grandes cidades locais preferidos deste tipo de mosquito é a grande quantidade de seu principal alimento: o sangue humano.  
  
Prevenção e Combate à dengue
Como não existem formas de erradicar totalmente o mosquito transmissor, a única forma de combater a doença é eliminar os locais onde a fêmea se reproduz.

COMO SE PREVINIR DA DENGUE
 -Não deixar a água se acumular em recipientes como, por exemplo, vasos, calhas, pneus, cacos de vidro, latas e etc. 
 - Manter fechadas as caixas d’água, poços e cisternas.
- Não cultivar plantas em vasos com água. Usar terra ou areia  nestes casos.
- Tratar as piscinas com cloro e fazendo a limpeza constante. O ideal é deixá-las cobertas ou vazias quando não for usar por um longo período.
- Manter as calhas limpas e desentupidas.
        - Avisar um agente público de saúde do município caso    exista alguma situação onde há o risco de proliferação da doença.

*TRATAMENTO
Para o caso da dengue clássica, não existe um tratamento específico. Os sintomas são tratados e recomenda-se repouso e alimentação com muitas frutas, legumes e ingestão de líquidos. Os doentes não podem tomar analgésicos ou anti-térmicos com base de ácido acetil-salicílico (Aspirina, AAS, Melhoral, Doril, etc.), pois estes favorecem o aparecimento e desenvolvimento de hemorragias no organismo.
Já no caso mais grave da doença, a hemorrágica, deve haver um rigoroso acompanhamento médico em função dos possíveis casos de agravamento com perdas de sangue e choque circulatório.

*CURIOSIDADES
- Você sabia que um ovo de Aedes Aegypti pode sobreviver em ambiente seco por aproximadamente 400 dias. Se neste período ele entrar em contato com água, poderá gerar uma larva e, em seguida, o mosquito.
             - A dengue não é transmitida de pessoa para pessoa, nem mesmo através de alimentos
             ou uso de objetos.

Fonte: SuaPesquisa.com

2 comentários :

  1. Quero parabenizar a todos pela nossa 1ª Ação do ano. e lembrar que a dengue se combate todo o dia.

    ResponderExcluir
  2. Quero parabenizar a todos pela nossa 1ª Ação do ano. e lembrar que a dengue se combate todo o dia.

    ResponderExcluir