sexta-feira, 13 de abril de 2012

PROJETO CINEMA E LINGUÁ, LINGUAGEM


 PROJETO CINEMA E LINGUÁ, LINGUAGEM



O Laboratório de Informática da Escola Ecila Nobre promoveu com os alunos da quartas etapas, junto com a professora de Linguá Portuguesa a Semana do Cinema e Linguá, onde foi apresentado o filme “O Ébrio”, filme de época que mostra os vários tipos de linguás e linguagem estudados pelos alunos desta escola.
Língua: Variedades lingüísticas:
São as variações que uma língua apresenta, de acordo com as condições sociais, culturais, regionais e históricas em que é utilizada.
-Norma culta: é a língua padrão, a variedade lingüística de maior prestígio social. -Norma popular: são todas as variedades lingüísticas diferentes da língua padrão.Dialetos:
São variedades originadas das diferenças de região, de idade, de sexo, de classes ou de grupos sociais e da própria evolução histórica da língua(ex.: gíria)
Conceituado:
Texto:
Discurso: É a atividade comunicativa capaz de gerar sentido desenvolvida entre interlocutores. Além dos enunciados verbais, engloba outros elementos do processo comunicativo que também participam da construção do sentido do texto. Coesão textual
Coerência textual é o resultado da articulação das idéias de um texto ; é a estruturação lógico- semântica que faz com que numa situação discursiva palavras e frases componham um todo significativo para os interlocutores.


O Ébrio é um filme brasileiro de 1946 dirigido por Gilda de Abreu e escrito por ela e seu marido Vicente Celestino, que protagoniza o filme.

Gilberto Silva (Celestino) é um jovem rico do interior cujo pai perde a fazenda e o deixa na miséria. Sem apoio de ninguém, Gilberto vai para a cidade grande, onde começa perambular até conhecer um padre que abre suas portas e o ajuda a procurar emprego e a aplicar seu talento musical — e Gilberto se inscreve num programa de calouros onde começa a ganhar notoriedade e algum dinheiro para terminar seu curso de medicina. Conhece sua futura esposa Marieta no hospital. Depois de alguns acontecimentos envolvendo familiares e a perda da esposa, ele decide viver como um fantasma, começando a se afogar na bebida e vagabundagem. O famoso clipe de "o Ébrio" é cantado num bar nas cenas finais do filme.
 



O Ébrio          Tom: C

Vicente Celestino

 


Am       E7                       Am         A7             Dm
Tornei-me um ébrio, na bebida busco esquecer/  Aquela ingrata que eu amava e que me abandonou
                Dm6       Am                    B7               E7
Apedrejado pelas ruas,  vivo a sofrer/ Não tenho lar, e nem parentes,  tudo terminou
                                       Am            A7                      Dm
Só nas tabernas é que encontro o meu abrigo/ Cada colega de infortúnio é um grande amigo
                  Dm6               Am              E7                    Am      E7
Que embora tenham como eu seus sofrimentos/  Me aconselham e aliviam os meus tormentos
 
        A7        Gb7         Bm             E7                   A         E7
Já fui feliz e recebido com nobreza até/ Nadava em ouro e tinha alcova de cetim
          A              Gb7            Bm            E7                     A
E a cada passo um grande amigo em que depunha fé/  E nos parentes . . . confiava   sim  . . .
                   Gb7            Bm                D7                      Db7
E hoje ao ver-me na miséria, tudo vejo então/ O falso lar que amava, e que a chorar deixei
     Dm            F         A   Gb7           Bm         E7       A    Am
Cada parente, cada amigo era um ladrão. Me abandonaram e roubaram o que amei.
 
        E7                    Am                              A7                     Dm
Falsos amigos, eu vos peço, imploro a chorar   /   Quando eu morrer a minha campa nenhuma inscrição
                            Dm6               Am            B7                     E7
Deixai que os vermes pouco a pouco venham terminar  /  Este ébrio triste, este triste coração
                                  Am           A7                    Dm
Quero somente que na campa em que eu repousar/  Os ébrios loucos como eu venham depositar
                           Dm6     Am             E7                   Am
Os seus segredos ao meu derradeiro abrigo/  E suas lágrimas de dor ao peito amigo


Questionário
Questionário do filme o Ébrio para pesquisa escolares.
1- Qual o nome do filme?
2- Qual o gênero do filme o Ébrio?
( ) comedia ( ) drama ( ) ação
3- Por que Gilberto vagava pelas ruas da cidade?
4- Qual a porta onde Gilberto foi bem recebido
5- Como o autor consegui dinheiro para terminar seu curso de medicina?
6- Como era o nome de sua esposa?
7- O que seus primos receberam de herança?
Primo 1:________________ primo 2: ____________
8- Relate o que o primo de Gilberto fez para fazer com que Marieta fugisse com ele?
9- Como era o nome do bar do seu Manuel?
10 – Como Gilberto conta sua historia?
11- Quais os tipos de linguagem que aparecem no filme?

Nenhum comentário :

Postar um comentário